Athena - Deusa da Força e da Sabedoria

2 comments

Atena - Deusa da Força e da Sabedoria | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da Força, Sabedoria e Justiça
  • Símbolos: Armadura, Lança e Escudo, Serpente e Coruja
  • Local: Atenas, atual capital da Grécia
Estátua de Atena
Estátua de Atena
De acordo com o mito Grego, Atena, Deusa dos olhos acinzentados, chegou à região da Grécia e disputou pelo governo do local contra Posídon, deus dos mares. Acredita-se que tenha havido uma votação para definir quem governaria o local e, nesta votação, os homens votaram em Posídon e as mulheres em Atena. Atena venceu, porém os homens, contrariados, impuseram leis que impediam as mulheres de votarem e garantiam que os filhos teriam os nomes dos pais e não das mães. A partir deste mito podemos ver um dos nascimentos da ideologia machista que perdura até hoje! Não só leis como estas foram criadas, mas a imagem de Atena foi transformada, deixando a Deusa masculinizada.

Felizmente o lado feminino da Deusa conseguiu sobreviver. A cidade, Atenas, até hoje se mantém como capital de Grécia e o poder da Deusa ainda se faz presente.

Atena, filha de Zeus, era diferente do arquétipo das Deusas e dos Deuses gregos, não teve nenhum amante e se manteve virgem. Hefesto tentou seduzi-la, mas Atena se esquivou. Em uma de suas investidas, o sêmen de Hefesto foi derramado sobre a coxa da Deusa que, ao limpá-lo e jogá-lo na terra fértil de Gaia, Erictônio, uma serpente, nasceu. Atena o adotou e o educou com sua sabedoria e, por sua vez, seu filho acabou se tornando um de seus símbolos, podendo ser notado em suas estátuas.

O símbolo da serpente, assim como para a Deusa Gaia, hoje é mal interpretado devido às crenças impostas pelo cristianismo. Para Atena, o símbolo está associado à proteção, uma vez que serpentes protegiam os celeiros e os cereais mantidos durante o inverno dos ataques de roedores.

A Deusa Minerva, apesar de possuir algumas atribuições diferentes e uma outra mitologia, era o nome dado à Atena pelos Romanos.

Sabedoria para todos os momentos

A inteligência e perspicácia de Atena conferiu à coruja, animal que sempre a acompanhava, o símbolo de sabedoria. Não é à toa que nos dias de hoje a coruja simbolize os professores e educadores. Atena era uma Deusa pacífica, porém não media esforços para resolver conflitos. Alguns a associam como Deusa da guerra, mas esta visão é um tanto quanto agressiva, uma vez que a Deusa não criava conflitos apenas por diversão ou por destruição.

A busca pela força e pela sabedoria de Atena não deve ser feita para fins violentos ou conflituosos. Atena buscou sempre o equilíbrio e usou sua força para fazer justiça. Este é seu verdadeiro poder e, assim como ela, nós também devemos exercitar nosso intelecto e nossa força em tudo o que fazemos.



Invocando Atena

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Invocar Atena é uma experiência agradável para nos deixar mais fortes e confiantes. Sua força e inteligência são capazes de nos guiar por caminhos difíceis e nos manter sempre resistentes e seguros ou para nos livrar de hábitos ruins.

Uma forma de invocar Atena é recriando as Panateneias, o festival mais importante dedicado à Deusa. Durante as Panateneias, uma estátua de Atena era retirada de seu templo e levada até o mar para ser banhada. O banho de mar simboliza a limpeza espiritual, retirando as impurezas e renovando as forças da Deusa. Após o banho a estátua era vestida com novas roupas.

Hoje em dia este ritual é recriado na réplica do Parthenon em Narshville, no Tennessee. Claro que, para que nós possamos fazer em nossas casas, não precisaremos viajar até o templo da Deusa - o que não seria uma má ideia!

Para recriar de forma mais acessível as Panateneias e invocarmos a Deusa precisamos de uma estátua dela e um manto para vestí-la. Uma vez que nas Panateneias a estátua era levada do templo da Deusa até o mar, para recriarmos vamos considerar nossa casa como o templo da Deusa e sua estátua pode ser levada até o local com água corrente mais próximo. O banho em água corrente é o ponto mais importante, pois é ele que restaura as forças de deusa para que ela esteja pronta para voltar para seu templo.

Como Atena também era conhecida pelos seus dotes artísticos, é recomendado que o manto e a própria estátua sejam feitos artesanalmente. Lembre-se sempre de solicitar a força e a sabedoria da Deusa em todas as etapas do ritual.

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta 8 - Atena
Tarot da Deusa - Atena
Atena é uma das Deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número VIII, Atena, representa a Justiça:
 
Geralmente retratada com uma coruja como símbolo de esclarecimento, diz-se que o brilho da razão da Deusa grega Atena é tão penetrante quanto seu claros olhos cinzas. Hábil como ninguém na arte da batalha, ela deu apenas proteção para aqueles que precisavam de defesa.

Santuário Lunar apps | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo


Faça o download e instale gratuitamente nosso app no seu aparelho Android e descubra com qual Deusa você precisa meditar diariamente!