Ísis - Deusa do Amor e da Magia

Leave a Comment

Ísis - Deusa do Amor e da Magia | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Criação, Magia, Amor
  • Símbolos: Asas abertas, Ganso selvagem, Ankh
  • Local: Egito
Ísis desenhada no Egito
Imagem de Ísis
Ísis é uma das Deusas mais famosas hoje em dia. Representada com grandes asas em suas pinturas e adorada por milhares de anos no Egito, a Deusa representa o amor restaurado, ressurgido de uma grande perda.

Filha de Nut e Geb, de acordo com a mitologia Egípcia, Ísis veio da estrela Sírius para cuidar das pessoas e educá-las. Seu irmão e amante, Osíris, veio da constelação de Orion. O mito conta que Osíris fora morto pelo irmão Set, Deus do caos. Ísis, entristecida com a perda de seu amor, rasgou suas roupas, se fez passar por uma pessoa normal e saiu em busca do corpo de Osíris.

Ao chegar na Fenícia, Ísis se tornou empregada da rainha Astarte que não a reconheceu como Deusa no início. Após ter sua identidade descoberta, Ísis contou a Astarte sua história e a rainha revelou que o corpo de Osíris se encontrava no palácio. Ísis pegou o corpo de Osíris e o levou de volta para o Egito para ser sepultado. No entanto, Set, ao saber que a Deusa havia encontrado o corpo, conseguiu roubá-lo e desmenbrá-lo em quatorze partes.

Ísis não desistiu e saiu em busca de todas as partes. Não demorou muito e ela reuniu quase todas as partes, faltando apenas o pênis de Osíris. Com sua mágica, Ísis substituiu o pênis de seu amante por um pedaço de ouro. Ainda utilizando sua mágica, Ísis trouxe Osíris de volta à vida e conseguiu gerar um filho, Hórus.

Amor, superação e magia

A determinação de Ísis em encontrar o corpo de seu amante e, posteriormente as partes dele, nos mostra como é importante lutarmos pelo que amamos. Mesmo não conseguindo encontrar o pênis, Ísis confiou em seus poderes para fabricar um artificial, do qual ainda conseguiu engravidar! Isto nos mostra que não importa qual seja a barreira que enfrentemos, sempre é possível superá-la.

Ísis é retratada carregando um ankh, uma cruz com forma oval em seu topo. Este símbolo simboliza a vida e a magia de Ísis, capaz de trazer a vida de volta a um corpo.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Ísis

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

A invocação de Ísis pode ser feita em momentos em que precisamos de apoio sentimental, força para continuarmos nosso caminho ou em momentos em que precisamos confiar mais em nós mesmos. O mito de Ísis pode ser resumido em três etapas: a perda, a dor e a superação. Em todos os momentos difíceis de nossas vidas passamos por estas três etapas.

Uma boa maneira de se conectar com a Deusa é montando um altar para ela, colocando o ankh como símbolo e simbolizando suas asas com penas. A partir daí é necessário pensar sobre o momento em que está passando e solicitar que Ísis traga sua magia para que você encontre a melhor maneira de superar este momento.

É importante frisar que invocar Ísis não fará sua dor desaparecer instantaneamente. A Deusa ajudará a encontrar a maneira de superar o obstáculo, mas a tarefa dependerá também de você.

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta I Ísis
Ísis é uma das deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número I, Ísis, representa a Mágica:

A grande Deusa da fertilidade egípcia é um símbolo poderoso da transformação alquímica sugerida por esta carta. Somente ela possuía o nome secreto de Rá, O Deus governante, dando a ela seus poderes mágicos ilimitados.