Saraswati - Deusa das Artes e do Conhecimento

Leave a Comment

Sarasvati - Deusa das Artes e do Conhecimento | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa das Artes, da Música e Conhecimento
  • Símbolos: Flor de Lótus Branca, Veena, Cisne
  • Local: Índia
Ilustração de Sarasvati
Ilustração de Saraswati
A história da Deusa hindu Saraswati (ou Sarasvati) não apresenta muitos detalhes à respeito de sua origem.

Contudo sabemos da existência do extinto rio Sarasvati na Índia. A Deusa é a personificação deste rio. O povo local cultuava Saraswati e seu poder de criar a vida por onde passava. A mesma habilidade do rio de fluir e criar seu próprio caminho é visto nos atributos da Deusa. Saraswati é a Deusa que deixa o conhecimento divino fluir, sem barreiras. Ela também é cultuada como Deusa das artes, da criação, do conhecimento e da música.

As pinturas e estátuas de Saraswati contém diversos significados simbólicos. Saraswati geralmente é representada com quatro braços sentada sobre uma flor de lótus branca com um cisne e um pavão. Em uma de suas mãos a Deusa segura escrituras sagradas, enquanto em outra segura um rosário, símbolo de concentração e meditação. As outras duas mãos ela usa para tocar seu instrumento, o Veena, e deixar a música fluir e estabelecer a harmonia.

O cisne que carrega a Deusa representa a habilidade entre distinguir a diferença entre o certo e o errado e a capacidade de espalhar o conhecimento com responsabilidade. O pavão, por sua vez, deseja estar no lugar do cisne, porém, como ele possui a tendência de se exibir e mostrar superioridade, ele ainda não está apto a atingir o estado de consciência necessário para poder carregar a Deusa. O Lótus branco representa o conhecimento supremo.

Conhecimento que flui

A Deusa Saraswati está ligada a toda a manifestação de conhecimento e arte que possui fluidez. Todo o conhecimento deve seguir seu caminho, assim como o rio, e inundar outros seres com sua sabedoria. Seja através de inscrições, de pinturas ou da música, o importante é sempre deixar o conhecimento livre.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify

Invocando Saraswati

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

Invocar Saraswati traz mais criatividade e sabedoria para nosso cotidiano. Quantas vezes estamos tentando criar alguma coisa, seja um texto, um desenho ou até mesmo um relatório no trabalho, e nos deparamos com um "bloqueio criativo"? Este bloqueio nada mais é que nossa própria mente colocando uma rocha gigante no caminho do rio da nossa imaginação.

Parar um pouco e meditar, concentrando-se em Saraswati e solicitando que ela desfaça esta rocha e deixe o rio de da nossa imaginação fluir livremente, é uma excelente atividade!

Também podemos invocar a Deusa em momentos onde desejamos expandir nossa consciência e buscar respostas para questões mais complexas.

Outra forma de nos mantermos sempre em contato com a deusa é através das artes. Podemos sempre criar algo e dedicarmos à Deusa. Neste momento de criação entre você e ela, não se preocupe com técnicas ou modelos de criação. Se for fazer uma música, você não precisa entender totalmente sobre como compor uma música; Se for fazer uma pintura, você também não precisa conhecer todas as técnicas necessárias. Basta deixar seu trabalho fluir e dedicá-lo à Deusa!

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta 2 - Sarasvati
Tarot da Deusa - Sarasvati
Sarasvati é uma das Deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número II, Sarasvati, representa a Sabedoria:
Sarasvati, a Deusa hindu da sabedoria e da cultura é a personificação da verdadeira sabedoria. Sentada sobre seu trono de lótus ela simboliza conhecimento espiritual e também o aperfeiçoamento das artes.