Freyja - Deusa da Força e da Beleza

Leave a Comment

Freyja - Deusa da Força e da Beleza | Magia, Bruxaria, Wicca e Paganismo
Read it in English!

  • Atribuições: Força, Beleza, Sexualidade e Criatividade
  • Símbolos: Lança, Gatos e Aurora Boreal
  • Local: Escandinávia
Ilustração de Freyja
Freyja com seus gatos, lança e carruagem
Freyja (Freya, Freia e outras variações) é uma das principais deusas da mitologia escandinava. Seu nome significa "A Dama". Sendo parte do grupo chamado Vanir, composto por deuses e deusas relacionados à natureza, plantas e animais selvagens e à outras realidades, Freyja reina sobre o campo conhecido como Folkvangr, onde a metade das almas daqueles que morrem em batalha é enviada. A outra metade é enviada para o campo de Odin, Valhalla.

A deusa teve diversos amantes, mas mesmo assim amava seu marido, Od. É bastante comum a confusão entre Od e Odin, porém diversos textos antigos se esforçam para deixar claro que são dois deuses diferentes. Quando Od fazia longas viagens, Freyja chorava lágrimas de ouro. Por diversas vezes a deusa decidiu partir em busca de Od e, durante suas visitas a diferentes terras e povos, ela ganhou diferentes nomes, como Gefn, Sýr, Vanadís e outros.


Freyja também era uma deusa guerreira. Conhecedora da magia e das Runas, ela era capaz de lançar feitiços e podia mudar sua forma. Sua personalidade, assim como a da natureza que representa, era indomável.

Diz-se que, quando a deusa viajava pelos céus em sua carruagem, ela causava as estranhas luzes que hoje conhecemos como Aurora Boreal.

Beleza para seduzir e força para enfrentar

As características de Freyja se assimilam com a natureza ao nosso redor. Sempre bela, é fácil de nos envolvermos e de nos apaixonarmos. Contudo, se não cuidarmos e não dermos atenção suficiente, grandes perigos se revelam e nossa vida acaba ficando em risco. A deusa é indomável e a natureza também. Não devemos querer prender nada e nem podemos nos sentir donos de tudo.

Apesar de ser retratada como uma deusa que não media esforços para conseguir o que desejava, Freyja não é uma deusa malvada. É importante sempre termos a capacidade de diferenciarmos o que é certo do que é errado. Muitas vezes, quando alguém nos pede algum tipo de favor, dizer "não" como resposta pode parecer algo terrível, mas, para aquela determinada ocasião, é a melhor resposta que pode ser dada, pois ela vem acompanhada de aprendizado.



Invocando Freyja

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

Antes de invocar Freyja devemos pensar com qual característica da deusa queremos nos conectar:
  • Sua beleza e sedução; 
  • Sua força e espírito guerreiro; 
  • Sua mágica e sua habilidade de mudar de forma. 
Para qualquer que seja a característica escolhida, uma forma de invocar a deusa é montando um altar para ela que possa representar seu hall em Folkvangr, o Sessrúmnir. Não existem muitos detalhes sobre como era a aparência deste hall, por isso é sugerido que você coloque uma estátua da deusa e algo que simbolize a natureza selvagem e/ou seus animais preferidos que são os gatos, as aves e os javalis.

Após a montagem do altar, concentre-se no mito da deusa e conecte-se com a qualidade que deseja. Se quiser um novo amor para sua vida ou quiser aquecer o que já possui, concentre-se na beleza da deusa; Se desejar força para enfrentar desafios e discernimento para saber o que está certo e errado, concentre-se em seu lado guerreiro; se deseja mais flexibilidade para lidar com determinadas situações ou para se adaptar à novas circunstâncias, concentre-se em sua habilidade de mudar de forma.


Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta IV - Freyja
Tarot da Deusa - Freyja
Freyja é uma das deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número IV, Freyja, representa o Poder: 

Freyja, a Deusa escandinava (norueguesa) da criatividade, amor e beleza mostra que o verdadeiro poder está na habilidade de distinguir entre a agressão e a passividade - e a habilidade de poder escolher entre elas na hora certa.


Santuário Lunar apps | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo


Faça o download e instale gratuitamente nosso app no seu aparelho Android e descubra com qual Deusa você precisa meditar diariamente!