Tara - Deusa da Compaixão e da Cura

Leave a Comment

Tara - Deusa da Compaixão e da Cura | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da Libertação, Início, Compaixão, Sucesso e Conquistas
  • Símbolos: Flor de Lótus
  • Local: Tibet
Estátua de prata de Tara
Estátua de prata de Tara
No Budismo Tibetano, Tara é a personificação feminina de Buddha.

No mito Tibetano uma princesa chamada Yeshe Dawa (Lua da Sabedoria Primordial), seguidora de um Buddha, atinge um nível altíssimo de consciência e, a partir deste momento, se torna umaa bodhisattva feminina.

Durante seus milhões de anos de meditação, Yeshe Dawa ajudou a livrar milhões de pessoas de seus sofrimentos. A partir do momento em que ela atinge um estado ainda mais alto da mente, ela passa a ser conhecida como Tara, a representação feminina do Budda.

Tara é representada em diferentes formas, onde cada uma possui uma diferente atribuição. Sendo assim, ao solicitar a presença de Tara, é possível se conectar com sua forma específica para o assunto a ser tratado. São seis as suas principais formas:

  • Tara Verde, conhecida por atingir a iluminação;
  • Tara Branca, conhecida por sua compaixão e poder de cura;
  • Tara Vermelha, conhecida por seu poder de atração e concretização material;
  • Tara Negra, conhecida por sua força e coragem;
  • Tara Amarela, conhecida pela riqueza e prosperidade;
  • Tara Azul, conhecida pelo poder de transmutar a raiva;

Tara geralmente é representada sentada sobre a Flor de Lótus. A flor de Lótus, por sua vez, é um símbolo de purificação da mente e do espírito. Sua leveza faz com que ela pouse delicadamente e se mantenha sobre qualquer superfície, além de poder voar pelos ventos com facilidade e em harmonia. No mito de Tara, vemos as mesmas características: Como princesa Yeshe Dawa, ela foi capaz de centrar em si mesma e meditar sob qualquer tipo de pressão; como Tara ela é capaz de se manter equilibrada, mesmo hoje onde o culto às deusas é deixado de lado.

Com a expansão das culturas na Ásia, muitas vezes as imagens de Tara e da Deusa Kuan Yin se fundiram e foram retratadas como sendo uma só Deusa. Porém o mito de cada uma é diferente e a simbologia também.

Equilíbrio e cura

O equilíbrio e o poder de cura de Tara são suas características mais marcantes. A habilidade de meditar e entrar em contato com seu eu interior requer muita disciplina e tranquilidade. Pode não ser uma tarefa fácil para quem está começando, mas Tara se faz presente para oferecer ajuda.

Estudos comprovam que meditar alguns minutos por dia é capaz de aumentar a produtividade no trabalho, ampliar a concentração e até curar doenças e aumentar a expectativa de vida! Basta pensarmos um pouco para associarmos que, ao incorporarmos a meditação ao nosso dia-a-dia, poderemos atrair todos os atributos de Tara para nossa vida.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Tara

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
A melhor forma de invocar Tara é através da atividade que a deusa exerce até hoje em seu plano, a meditação. Procure estar em um ambiente tranquilo, sem muitos barulhos e de preferência em meio à natureza. Durante a meditação concentre-se em Tara e em seu mantra Om Tare Tuttare Ture Soha. Você pode também se concentrar com qual Tara deseja se conectar. Por exemplo, para atrair mais prosperidade e trabalhos produtivos para sua vida, concentre-se na Tara Amarela. Para buscar a cura espiritual, concentre-se na Tara Branca.

Lembre-se sempre de realizar estes rituais em paz consigo e com os outros. na religião da Deusa nada é feito para prejudicar o próximo.

Mantra de Tara


Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta 0 - Tara
Tarot da Deusa - Tara
Tara é uma das deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número 0, Tara, representa os Começos:

Os tibetanos acreditam que a Deusa Tara tem o poder de curar todas as tristezas e realizar todos os desejos. Tara é venerada como a protetora contra os muitos medos que bloqueiam homens e mulheres de viverem em paz e em harmonia.