Amaterasu - Deusa do Sol e do Universo

2 comments

Amaterasu - Deusa do Sol e do Universo | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do sol e dos céus, da agricultura e da tecelagem
  • Símbolo: Sol nascente, espelho, pipas e flechas
  • Local: Japão
Amaterasu - Deusa do Sol
Amaterasu despertando
Amaterasu é a Deusa do Sol reverenciada pelo xintoísmo. Possuindo o sol nascente como símbolo, todas as manhãs é saudada pelo povo através de orações e palmas. Em seu mito, Amaterasu é descrita como uma deusa radiante e bondosa, invejada por seu irmão Susanoo, o Deus do Tufão, que passou a desrespeitá-la e a destruir seus arrozais.

Um dia, descontente com a felicidade a harmonia do plano celestial, Susanoo jogou um cavalo celestial através do telhado do salão de tecelagem e uma das criadas morreu no processo. Extremamente zangada e magoada, Amaterasu recolheu-se em uma caverna e a luz desapareceu. O mundo congelou, os campos murcharam e os deuses, assim como os humanos, não enxergavam mais nada.

Em outra versão, Amaterasu envia seu Susanoo (ou seu outro irmão, o Deus da Lua Tsukuyomi) para ver a Deusa Ukemochi. Na ocasião Ukemochi é morte, o que causa a tristeza de Amaterasu e a faz se esconder na caverna.

Temendo a escuridão eterna, o Deus da Sabedoria Omoikane, tem uma grande ideia. Os deuses organizaram uma festa na entrada da caverna e a Deusa Uzume começou a dançar.Um espelho foi erguido para que Amaterasu visse seu próprio reflexo. Em meio ao barulho e às risadas, Amaterasu decidiu espiar para fora da caverna. Uzume disse que eles haviam econtrado outra Deusa tão linda e radiante quanto Amaterasu. Ao ver sua imagem refletida no espelho e, deslumbrada por sua própria beleza, Amaterasu sai da caverna. Ela foi recebida com cantos de louvor e, comovida, deixou-se levar de volta ao seu palácio dourado, iluminando o mundo novamente.

A importância da mulher

O mito de Amaterasu enfatiza a importância da autoridade feminina. O afastamento da deusa e a decorrente aridez e escuridão do mundo demonstram a importância da mulher, que deve ser respeitada, reconhecida e honrada como fonte de vida e energia.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Amaterasu

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

Amaterasu está em todo lugar através da luz do sol. Mesmo em dias nublados ela agracia a terra com seu calor e bondade. Não há necessidade de invocar uma deusa que já se encontra tão presente entre nós, mas é comum saudá-la ao nascer do sol e refletir sua luz com um espelho pelos cômodos da casa para deixá-la entrar e trazer paz, energia e vida.

Uma outra forma de invocar a Deusa pode ser feita em momentos nos quais você deseje conselhos da Deusa. Por ser a Deusa do Sol, Amaterasu pode iluminar a sua mente e ofuscar ilusões que possam estar obstruindo o seu caminho. Para fazer este ritual, primeiro pegue um espelho. Pode ser qualquer espelho que você tenha em sua casa ou um espelho que você queira usar especialmente para estas ocasiões. Curve-se diante do espelho, saudando a Deusa como os japoneses fazem. Em seguida olhe para dentro dos seus próprios olhos e chame Amaterasu por oito vezes, o número do infinito. Concentre-se e ouça as palavras da Deusa.

Dica da leitora Isy Goth: Utilize espelhos circulares e faça estes rituais, preferencialmente, durante o dia.

Amaterasu na cultura popular

O nome Amaterasu é usado amplamente na cultura japonesa em Animes e mangás. Diversas personagens e magias possuem o nome da Deusa e geralmente estão relacionadas com o Sol ou o elemento fogo. Contudo, a maior obra a usar o nome de Amaterasu é o jogo de videogame Okami onde a Deusa, encarnada em um lobo branco, é a grande protagonista responsável por trazer a luz de volta ao Japão e restaurar a natureza após o avanço das trevas.