Vênus - Deusa do Amor e da Sexualidade

Leave a Comment

Vênus - Deusa do Amor e da Sexualidade | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do amor, da beleza, da fecundidade e da sexualidade
  • Símbolos: O espelho de mão (símbolo ), concha, rosa
  • Local: Roma
O Nascimento de Vênus
Vênus em "O Nascimento de Vênus"
Representada através da mitologia grega em Afrodite, Vênus representa a individualidade feminina e o amor próprio. Apesar de ser casada com Vulcano, a Deusa teve casos com outros Deuses e com o príncipe troiano Anquises, cujo filho é Eneias, o fundador mitológico de Roma.

Vênus é a Deusa romana que é mais associada com a sexualidade feminina. Sua origem é incerta, acredita-se que tenha nascido da espuma gerada pelos testículos cortados do pai Júpiter ao caírem no mar, ou que na verdade é filha do mar e que Saturno preparou seu nascimento. Há ainda quem conte que é filha de Júpiter com a ninfa Diona, sua concubina.

O culto a essa deusa representa o encanto legítimo e a sedução do divino pelos mortais, em contraste às relações formais da maioria dos membros dos panteões romano e grego.

 



Amor e sexualidade

Ao nos referirmos à Vênus como Deusa do amor, temos de levar em conta o tipo de amor sobre o qual estamos falando. Diversas Deusas estão relacionadas ao amor, porém sempre existem diferenças como por exemplo, amor maternal, amor platônico, amor carnal, amor incondicional e etc.

Vênus está relacionada ao amor ardente, à paixão, ao prazer físico gerado pelo amor. Portanto, leve sempre isto em consideração antes de invocá-la.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Vênus

Lembrete: 
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.

Vênus é a Deusa mais ligada à excitação e satisfação dos sentidos, é o prazer que encontramos em degustar nossa comida preferida, na maciez e no calor de nossa cama, num bom livro que lemos, naquele copo de água gelado num dia quente ou ainda no toque da pessoa certa sobre a nossa pele. Essa Deusa também pode ser invocada através do quartzo rosa, o cristal que simboliza o amor, de uma concha do mar ou de uma rosa, ela tem como objetivo atrair e elevar as energias positivas e do amor ao seu redor.

Deusa Venus retratada por Henri Pierre Picou, século 19
Deusa Venus retratada por Henri Pierre Picou, século 19

Uma dica para honrar Vênus e ter sua energia sempre viva é montar um altar com flores e decorá-lo sempre com frutas ou presentes diferentes em cada estação do ano. Vênus é simbolizada pela vida, pelo crescimento e pelo cuidado, portanto não deixe o altar abandonado.

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta 4 - VênusVênus é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número VI, Venus, representa o Amor.

Criada pela feliz união do mar com o céu, Vênus, a Deusa romana do amor, tem sido descrita por muitos como a rainha do prazer e da paixão.