Kali - Deusa da destruição e do renascimento

Leave a Comment

Deusa Kali - Santuário Lunar | Wicca, Deusa, Paganismo, Bruxaria
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da morte, da destruição, do renascimento 
  • Símbolo: Serpente, triângulo vermelho “com a ponta para baixo" (representa sua língua), crânio humano
  • Local: Índia 
Deusa Kali - Paganismo, Bruxaria, Wicca
Deusa Kali
A Deusa Kali talvez seja uma das divindades mais misteriosas do hinduísmo. Muitas vezes descrita como “A Mãe Devoradora”, é uma Deusa que exibe traços de morte e vingança, mas também de amor e delicadeza. É representada através de uma mulher com pele escura ou azulada, com a língua de fora, cabelos negros e com o rosto manchado pelo vermelho do sangue; possui quatro ou oito braços que carregam as armas dos Deuses e um colar de crânios humanos ao redor do pescoço. Algumas vezes é vista montada em um tigre.
O mito de Kali tem muitas variações, mas a origem mais aceita é de que ela foi criada por todos os Deuses em conjunto para combater um demônio que ameaçava as pessoas e as próprias divindades.

Vista como uma personificação de Durga, a Mãe Eterna, Kali foi armada com os instrumentos de poder dos outros Deuses e exterminou o demônio, decapitando-o e bebendo seu sangue para restaurar a ordem ao mundo.

Após o término da batalha, eufórica, a Deusa dançou sobre os corpos dos mortos e todos os mundos tremeram sob o impacto de seus passos. É contado que Shiva, seu consorte, atirou-se entre os demônios executados por ela e deixou-se ser pisoteado para trazê-la de volta à consciência e evitar que o mundo desabasse.

Divindade Tríplice

No panteão das divindades tântricas Kali é mencionada como uma das 10 grandes forças cósmicas, pois de alguma forma é ela quem começa o movimento da roda do tempo universal, sempre representada pela própria Deusa Mãe. Como em outros mitos, Kali também é uma Deusa Tríplice, pois rege o ciclo da vida, destruindo para criar novamente.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Kali

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Kali é a força da renovação. Ela sempre está mais próxima de nós para nos avisar da morte, seja essa morte o término de um relacionamento, mudança de emprego ou simplesmente uma fase de nossa vida. Kali também é transformação, e nós, como seres em constante mudança, podemos invocá-la com um mantra sempre que precisarmos de uma “força extra” para enfrentar o que está por vir.

Om Kreem Kalika-yei Namaha - Jay Kali ma. 

Significado: "Om e Saudações. Eu atraio aquela que é negra e poderosa".

Ouça aqui: