Ukemochi - Deusa da culinária e do alimento

Leave a Comment

Ukemochi - Deusa da culinária e do alimento | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do arroz, nutrição, abundância e da culinária. 
  • Símbolos: Alimentos em geral, principalmente arroz, feijão, milho, trigo e nori (um tipo de alga comestível, muito usada na culinária oriental). 
  • Local: Japão 
Deusa Ukemochi
Ilustração de Ukemochi
No Xintoísmo, Ukemochi é uma Deusa do lar que representa fartura de alimento e a felicidade de compartilhá-lo. Seu mito conta que Amaterasu, a Deusa do Sol, usava sementes produzidas por Ukemochi para plantar seus campos de arroz.

Um dia Amaterasu enviou seu irmão Tsukuyomi, Deus da Lua, à casa da produtora para inspecionar seu trabalho, e Ukemochi resolveu agradá-lo com um banquete. Ukemochi virou-se para o mar e vomitou peixe e nori, virou-se para os campos e vomitou arroz cozido e ao virar-se para as montanhas, diferentes animais apareceram para serem servidos. Tsukuyomi ficou enojado pois considerava a comida "suja", e assassinou Ukemochi num ato de repulsa.

Mesmo morta a Deusa não parou de prover e acabou se transformando: de sua cabeça surgiram bois e cavalos; suas sobrancelhas transformaram-se em bichos-da-seda; de sua testa brotaram milho e trigo; da barriga saiu arroz e de sua genitália brotou feijão.

Amaterasu ficou com raiva pela morte de Ukemochi e decidiu nunca mais ver Tsukuyomi. Desde então Sol e Lua jamais se encontraram.

Aquela que sustenta a vida

Ao morrer, Ukemochi transformou-se em itens indispensáveis à vida, garantindo assim que a humanidade prosperasse.

Às vezes Ukemochi é confundida com Inari, o Deus do Arroz, representado por uma raposa branca ou um senhor idoso com longa barba.

Até os dias atuais a Deusa Ukemochi recebe oferendas em seus templos, mas ao invés de ouro e preciosidades, ela recebe comida preparada com tanto amor quanto o que ela sente pelo povo.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify


Invocando Ukemochi

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Ukemochi é uma Deusa que pode ser invocada para tornar sua vida abundante: seja de felicidade, de alimento ou de amor. Para invocá-la há um feitiço simples que pode ser feito no último quarto crescente ou na Lua Cheia.

Itens necessários:
  • Vela verde ou branca 
  • Algo para desenhar na vela, pode ser um palito 
  • Um pedaço de papel branco 
  • Barbante 
Use o palito para gravar algo na vela, deixe sua criatividade fluir através dos desenhos, runas ou letras que você quiser colocar. Escreva no papel o que você quer trazer em abundância para sua vida e amarre-o.

Acenda a vela e queime o papel enquanto recita ou mentaliza:

Dama Ukemochi, Dama do alimento e da fartura 
Seja bem vinda trazendo abundância e ternura! 

Observe a vela, e enquanto ela queima diga 7 vezes:

A chama dessa vela cresce tanto quanto a abundância ao meu redor 

Se possível medite em virtude de seu pedido até a vela queimar por completo. Pegue as cinzas e a cera que sobraram e as enterre juntas em um local afastado de sua casa.

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta XIII Ukemochi
Ukemochi é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIII, Ukemochi, representa a Transformação.

Após a sua morte, o corpo da deusa japonesa da comida Ukemochi foi transformado em suprimento alimentício para a humanidade. Sua cabeça virou gado, grãos brotaram de sua testa, plantas de arroz brotaram da barriga da Deusa, assim, a morte transformou-se em vida.