Yemanjá - Deusa do oceano e da fertilidade

Leave a Comment

Yemanjá - Deusa do oceano e da fertilidade | Wicca, Bruxaria, Magia, Paganismo
Read it in English
  • Atribuições: Deusa do oceano, da água corrente, do ano novo, da família e da fertilidade
  • Símbolos: Peixe, a cor azul, conchas, a lua crescente e o número 7 
  • Local: África 
Deusa dos Mares e Oceanos Yemanjá
Ilustração de Yemanjá
Considerada a Mãe de toda a vida, Yemanjá é uma Deusa africana extremamente amorosa e protetora. É dito que ela cura a infertilidade feminina e conforta aqueles em desespero. Assim como a água, ela representa mudança e constância, trazendo vida, protegendo-a e mudando-a conforme necessário. Geralmente é calma, mas quando fica nervosa pode ser tão destrutiva quanto uma tempestade em alto mar.

O mito dessa Deusa conta que ela é filha de Obatalá, o criador do mundo, e que ela teve um filho com o seu irmão Aganju, chamado Orungã. Quando adolescente, ele se rebelou contra o pai e estuprou violentamente sua mãe. Quando ameaçada de estupro por ele uma segunda vez, Yemanjá fugiu para o topo de uma montanha, onde o amaldiçoou até que morresse.

Do alto da montanha e em imensa tristeza, a Deusa decidiu dar fim à sua vida, inundando o mundo enquanto morria e criando os 7 mares. Dos seus ossos nasceram Obafulom e Lyaa, os primeiros humanos. Dizem que um dos presentes deixados à humanidade por Yemanjá é uma concha do mar, na qual sua voz pode ser ouvida quando encostada na orelha.

Yemanjá também é conhecida como Yemaya, Yemana, Yemoja, Janaína e Mãe D'água. A origem de seu nome vem da expressão africana "Yeye omo eja" que significa "mãe das crianças que são como peixes", "aquela que protege suas crianças", traduzindo seu espírito maternal, marítimo e fértil.

Ensinamentos da Deusa

Vista às vezes como uma sereia ou uma bela mulher em pé sobre as ondas do mar, Yemanjá é uma Deusa de conforto e inspiração. Quando se trata de se importar com os outros, ela é sincera e reconfortante, e tem um amor por crianças sem igual.

Essa Deusa nos lembra que podemos aguentar até as piores catástrofes e que, assim como água corrente, nossa vida está em constante mudança. Nunca devemos ficar contra a correnteza, mas sim aprender a navegar nela sem nunca se deixar levar.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Yemanjá

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Não há maneira melhor de invocar e honrar Iemanjá celebrando a vida que ela nos deu. Para invocá-la pode-se usar espelhos em casa, enfeites ou roupas azuis, adornos com motivos marítimos, etc.

No Brasil é comum ir à praia durante a virada do ano para fazer oferendas à essa Deusa. São lançados ao mar pequenos barcos artesanais com velas e coroas de flores, pedindo que a Deusa leve os problemas embora e traga boa sorte. Pode-se também pular sete ondas no mar, dessa maneira Yemanjá é invocada e te dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa Carta XIV Yemana
Yemana é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIV, Yemana, representa o Equilíbrio.

Yemana, a deusa Iorubá (de todos os santos) do mar é frequentemente invocada para trazer a chuva, a água que traz vida e nutre a terra, como os líquidos do ventre fértil. Ela simboliza o equilíbrio divinal ente o céu e a terra.



Bruxa, Bruxaria, Wicca e Paganismo no Youtube


Abaixo você pode acessar nosso canal no Youtube sobre Bruxas, Bruxaria, Wicca e Paganismo. Este é um vídeo especial sobre a Deusa Yemanjá. Está em inglês com legendas em português: