Ártemis - Deusa dos animais e da vida selvagem

Leave a Comment

Ártemis - Deusa dos animais e da vida selvagem | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
  • Atribuições: Deusa dos animais, da caça, da floresta, da vida selvagem, dos partos, da Lua e da magia 
  • Símbolo: Arco, flecha de prata, veado, cachorro, Lua Crescente
  • Local: Grécia 
Estátua Deusa ÁrtemisConsiderada a mais pura das Deusas do panteão grego, Ártemis era particularmente amada pelas ninfas. É Deusa virgem e irmã gêmea de Apolo, o Deus do Sol, inclusive tendo auxiliado em seu parto pois demonstrou seus dons de Deusa logo ao nascer.

É contado que quando criança, o pai Zeus lhe perguntou qual seria seu maior desejo quando ela fez aniversário. Sem hesitar, Ártemis respondeu que pudesse circular livremente pelas matas ao lado dos animais ferozes, dispensada para sempre da obrigação do casamento. E assim seu pedido foi realizado.

Seu mito também diz que, apesar de seu voto de castidade, apaixonou-se por Orion, filho de Poseidon, que também era um exímio caçador como ela. Apolo não gostava muito dele e tinha ciúmes de sua relação com a irmã, mas não conseguia separá-los. Certo dia os dois irmãos estavam em uma praia e Apolo viu Orion imerso na água, somente com a cabeça pra fora. Ele desafiou Ártemis a acertar aquele objeto flutuando e ela, sem imaginar que a cabeça de seu amado, disparou uma flecha sem pensar duas vezes e acertou o alvo em cheio. As ondas trouxeram o corpo de Órion boiando e Ártemis, em sua dor e não querendo que ele desaparecesse, transformou-o em uma constelação, segurando um arco, para sempre viver entre as estrelas.

Desde então Ártemis jurou não confiar mais nos homens e vive livre entre os animais, com algumas seguidoras também virgens.

Natureza em toda parte

Ártemis é uma Deusa complexa: ela é virgem, auxilia os partos, é caçadora e protetora dos animais, é guerreira e criança, é rainha das amazonas e é a senhora da fertilidade.

Ela simboliza a dualidade do bem e mal e da própria mulher, que pode ser amorosa ou feroz. Ora ela aparece como uma linda donzela, ora como uma grande combatente, protege as crianças e os animais, cuidando da vida e causa a morte de quem ameaça a natureza.



Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Ártemis

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Ártemis é uma das divindades mais reverenciadas na antiguidade, possuindo cultos que eram realizados por toda Grécia.

Dentro da Wicca podemos associá-la com a face Donzela da Deusa Tríplice, a Lua Crescente. Este ritual deve ser feito ao longo dessa fase da Lua, preferencialmente à noite, quando ela já está brilhando no céu. Pode ser feito sempre que você ache que precisa de uma proteção extra ou até mesmo para purificar o ambiente.

Esse ritual não é muito indicado, entretanto, para pessoas do sexo masculino, devido à falta de afinidade que Ártemis possui com os homens.

Itens necessários:
  • Uma vela de 7 dias branca 
  • 7 incensos de artemísia ou sândalo 
  • Uma vela prateada 
No primeiro dia da Lua Crescente, purifique-se e procure ir a um lugar calmo onde você tenha certeza de que ninguém mexerá no que fizer durante o período do ritual e que permita que a chama da vela não se apague.

Acenda a vela de 7 dias e um incenso, faça os pedidos à Ártemis e sempre agradeça quando terminar.
A cada dia da semana, acenda um incenso junto à vela de 7 dias, reforce o pedido e agradeça.
No último dia acenda a vela prateada e pense no que você fez durante a semana que possa agradar a Deusa, suas conquistas e causas, o bem causado e alcançado. Agradeça Ártemis mais uma vez e deixe as velas queimarem completamente.

Ela é uma Deusa bondosa e justiceira, não deixará de realizar o que lhe foi pedido se achar que é um pedido digno, mas deve-se também viver se acordo com seus valores. Ártemis não gosta que lhe prejudiquem nem gosta de prejudicar ninguém, é importante viver em harmonia com a natureza para que tenha a proteção dessa Deusa.