Brigid - Deusa do fogo e da alquimia

2 comments

Brigid - Deusa do fogo e da alquimia | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da poesia, da alquimia, da medicina e das forjas 
  • Símbolo: Fogo, poesia, sino, flecha ou lança, vaca, fontes de água e poços. 
  • Local: Irlanda
Brigid - Deusa Tríplice
Com muitos nomes e devotos, Brigid é uma Deusa Celta muito popular na Europa, sobretudo na Irlanda.

Ela é a Deusa do fogo, da fertilidade e do poder feminino, da cura, da medicina, da agricultura, da inspiração, da adivinhação, da feitiçaria... Brigid possui muitas associações e qualidades e no passado havia uma ordem na Irlanda formada somente por mulheres que se dedicavam a manter um fogo em sua homenagem continuamente aceso.

Essa Deusa muitas vezes é representada por três belas mulheres usando mantos: A Poetisa, a Médica e a Ferreira. Nessa forma ela é chamada de Tríplice Chama, pois o fogo alimenta as forjas, esquenta os experimentos alquímicos e incendeia a mente dos poetas.

Podemos dizer então que Brigid também é a Deusa Tríplice na Wicca, pois apesar de não ser considerada Donzela, Mãe e Anciã pelos Celtas, possui diversas qualidades dessas faces.
Sua história mantém semelhanças com as de outras Deusas do mundo antigo, uma vez que ela compartilha a importância da vaca com a Deusa Isis, suas cores (branco, verde e vermelho) são as mesmas de Kali, e seu aspecto inteligente e guerreiro também é muito similar ao de Atena e Freyja.
Ainda hoje Brigid é uma Deusa muito reverenciada e sua chama eterna ainda arde. Um dos quatro festivais religiosos celtas, um dos oito Sabbats da Wicca atual, é feito em homenagem à ela. O Imbolc acontece quando a terra está se recuperando do inverno e o sol se fortalece para a primavera, é uma época de comidas condimentadas, tochas e fogueiras. Tradicionalmente comemorado no dia 1º de agosto no hemisfério sul, cruzes de Brigid são feitas e uma figura em forma de boneca representando a Deusa é construída para passear pelas ruas das cidades e para proteger os lares.

Diversos credos

Brigid teve seu mito provavelmente originado como uma Deusa do Sol e ela é o melhor exemplo de “sobrevivência” em tempos cristãos. Ela foi canonizada como Santa Brígida pelo catolicismo e teve sua história ligada à de Jesus Cristo. Em contos mais antigos ela foi parteira da Virgem Maria, por isso passou a ser invocada por mulheres em trabalho de parto.

Uma história bem conhecida também é a que seu pai, um Druida prevendo a vinda do catolicismo, foi batizado por São Patrício e ela se tornou uma freira e posteriormente a abadessa fundadora da Abadia de Kildare. Estranhamente ela tinha o poder de apontar os bispos de sua área, mais estranhamente ainda ela exigia que eles também fossem ferreiros.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Brigid

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Apesar do Imbolc ser comemorado em Agosto no nosso hemisfério, Brigid pode ser reverenciada em qualquer época do ano. Ela é a guardiã do lar e da família e também dá prosperidade e ajuda na colheita das sementes plantadas.

Este ritual preferencialmente deve ser feito durante a Lua Crescente ou Lua Cheia para que seus pedidos não minguem.

Itens necessários:

  • 1 vela verde 
  • 1 vela vermelha 
  • 1 vela branca 
  • Leite 
  • Sementes 
  • Recipiente de metal 
Purifique-se normalmente e disponha os itens no local onde fará o ritual.
Acenda as velas, coloque um pouco de leite no recipiente de metal e jogue as sementes nele.
Faça seus pedidos à Deusa, agradeça por sua luz que brilha diariamente mesmo quando não nos damos conta. Para finalizar, recite os seguintes versos:

"Brigid, Deusa Dourada. 
Brigid, Senhora do fogo. 
Brigid, Sol da humanidade, 
Guiai-me hoje e sempre!" 

Enterre as sementes para que elas cresçam e seus pedidos deem frutos. Não se esqueça de agradecer ao finalizar.