Inanna - Deusa do céu e da força interior

Leave a Comment

Inanna - Deusa do céu e da força interior | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do céu, do amor, da sabedoria, da guerra, da fertilidade e do erotismo 
  • Símbolo: Céu, nuvens, flores, árvores, guerras, nascimentos, rosa dos ventos e a pele 
  • Local: Mesopotâmia 

Na antiga Mesopotâmia, a Deusa Inanna era a divindade feminina mais cultuada. Em sumério seu nome significa “A Dama dos Céus” e ao norte da Babilônia é chamada de Ishtar.

Inanna é uma Deusa aventureira de muitos mitos. Entre eles é contado que ela decidiu descer ao submundo para visitar sua irmã, a Deusa Ereshkigal. Contudo, ao chegar lá, Inanna se deparou com 7 portões. Para atravessar cada um deles, a Deusa deixou parte de suas vestimentas e seus talismãs protetores, chegando totalmente nua ao encontro com sua irmã. O olhar penetrante de Ereshkigal matou Inanna.

Como Inanna não voltou ao mundo dos vivos, seu consorte, Dumuzi, tomou o poder da cidade de Erech para ele, traindo a confiança de Inanna. Contudo, o pai da Deusa criou dois monstros que foram ao resgate dela. Pelas regras do submundo governado por Ereshkigal, uma vez que uma alma pertence ao local, ela não pode mais sair. Inanna, desafiando esta lei, fugiu e, ao saber da traição de Dumuzi, ela o enviou para ocupar seu lugar no submundo.

Enquanto estava no plano terreno ela também encontrou a Deusa demônio Lilith nas raízes de uma árvore que planejava transformar em trono. Na ocasião foi salva por Gilgamesh.

Vários de seus mitos contam sobre o amor, sobre seus amantes e seu lado sensual, mas ela quase nunca é citada como a responsável por trazer a civilização ao mundo. Seu pai Enki possuía as tabuletas do destino e as mantinha consigo, como verdadeiros tesouros. Com dó da humanidade, Inanna viajou à moradia de seu pai e foi muito bem recebida, com comida e vinho. Enki adorava a companhia dela e, após beber demais, prometeu dá-la qualquer coisa que desejasse. Prontamente ela pediu as tabuletas e seu pai, sob os efeitos do álcool, não negou. Elas foram dadas à humanidade e assim a civilização como conhecemos teve início e prosperou.

Divina mulher

Como Vênus, Ísis e várias outras Deusas do amor, Inanna possui um lado sensual que é muito acentuado em suas histórias, fazendo-a dependente de heróis em algumas ocasiões para safar-se de problemas. Contudo ela possui outras características fortes: como Atena e Freyja ela é guerreira e sábia ao comandar seu povo ou proteger-se de estupro. Como Deméter, ela também é Deusa da fertilidade, fazendo a terra e as pessoas prosperarem sob seus olhos. Como Amaterasu, ela é Deusa do céu, presente na vida de seus devotos onde quer que estejam.

Inanna possui muitas qualidades e tem todas as características da mulher que assim como a Deusa Mãe sabe esbanjar amor e carinho quando merecido ou causar tempestades quando necessário.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify


Invocando Inanna

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
A história de Inanna nos mostra o espírito livre e aventureiro da mulher. Contudo, de tão destemida, ela acaba sendo aprisionada no reino dos mortos pela própria irmã, Ereshkigal. Muitas vezes em nossas vidas passamos por experiências que parecem nos prender e, estas situações podem ser criadas por pessoas próximas.

Uma boa forma de invocar Inanna e solicitar força para superar alguma dificuldade é utlizar sua história como uma metáfora para seu problema. Prepare seu altar com velas e incensos de sua preferência. Coloque folhas e flores para representar a Deusa, desenhe sua estrela, abra o círculo mágico e comece a meditar, concentrando-se nas questões:

Como era a sua vida antes deste problema surgir? Pense em você e em Inanna enquanto aventureira, sem limites.

Qual a causa deste problema que enfrenta no momento? Relacione isto ao momento em que Inanna desce ao reino de Ereshkigal e fica aprisionada. O que você pode fazer para superar este problema? Visualize Inanna conseguindo se libertar e voltar ao mundo dos vivos.

Agradeça a presença da Deusa, desfaça o círculo e volte a se aventurar em sua vida!

Tarot da Deusa

Inanna é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XVII, Inanna, representa o A Estrela.

Vestida de Estrelas, Inanna, a grande deusa da Idade do Bronze, foi honrada com o título de “Rainha dos Céus”.

Leituras recomendadas