Éris - Deusa do caos e da discórdia

Leave a Comment

Éris - Deusa do caos e da discórdia | Wicca, magia, bruxaria, paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do caos, dos conflitos, da discórdia e da rivalidade 
  • Símbolo: Maçã dourada 
  • Local: Grécia 

Deusa ÉrisAquela que traz guerra e desgraça: essa é Éris, a Deusa grega do caos. Com longos cabelos pretos, um olhar maligno e uma face considerada feia, em alguns mitos foi desprezada por seus pais, Hera e Zeus, enquanto em outros nasceu apenas de Nyx, a Deusa noite.

Após ser desprezada pelos pais, Éris procurou companhia dos titãs, sendo desposada pelo titã Éter e tendo 14 filhos, cada um dotado de um poder maligno. Isso concedeu a Deusa o título de “Mãe dos males”. Essa Deusa era capaz de fazer brotar e crescer a discórdia e o ódio no coração das pessoas, fazendo com que uma morte sempre resultasse em mais outras.

Devido à sua natureza deplorável, os Deuses não a convidaram para o casamento de Peleus e Thetis, os pais de Aquiles, mas quando ela ficou sabendo, compareceu assim mesmo. Éris roubou uma das maçãs douradas da imortalidade de Hera, dadas por Gaia, e a transformou na maçã ácida da discórdia.

Chegando no local do casamento, Éris jogou a maçã através da porta, entre AtenaHera e Afrodite. A maçã continha uma inscrição: “para a mais justa” e as três começaram a brigar por ela, enquanto Éris ria, escondida nas sombras.

Elas foram enviadas para serem julgadas por um mortal chamado Páris, aquela que fosse mais justa era dona da maçã. Hera prometeu-lhe poder, Atena prometeu-lhe sabedoria e Afrodite prometeu-lhe a mulher mais linda do mundo, Helena. Páris escolheu o presente de Afrodite e deu-lhe a maçã, enquanto as outras duas Deusas se corroíam de raiva.

O que Afrodite não havia lhe contado, entretanto, era que Helena já era casada com o rei de Tróia, Menelau. Páris raptou seu “prêmio”, dando início assim à guerra de Tróia.

Éris adorou.

Devotos da discórdia

Éris é equivalente à Deusa romana Discórdia e tem um culto dedicado somente ao que representa: o Discordianismo.

Esse culto é centrado na ideia de que a ordem e a desordem são ilusões impostas pelos sentidos humanos, e que nenhuma delas é mais justa ou verdadeira que a outra.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Éris na cultura pop


  • Nas séries de TV “Xena – a princesa guerreira” e “Hércules – A lendária jornada”, Discórdia era uma antagonista fixa, sendo capanga de Ares, o Deus da guerra. 
  • No desenho “Sinbad – A lenda dos sete mares”, da Dreamworks, Éris é a principal vilã. Ela controla diversos monstros e tem como objetivo tomar posse do livro da harmonia, para mergulhar o mundo no caos. 
  • Na série de TV “The Librarians” é mostrada uma maçã dourada no episódio 5 da 1ª temporada. Ela é chamada de maçã da discórdia e transforma quem a segura na pior versão de si mesmo.
  • Em 2005 foi descoberto um planeta nos confins do sistema solar, o décimo planeta-anão se chama Éris e sua lua se chama Disnomia (Anteriormente o planeta foi apelidado de Xena, e a lua de Gabrielle). Esse nome foi dado devido à discórdia que sua descoberta causou entre os cientistas, pois muitos o consideravam sendo um asteroide.
  • "Os Cavaleiros do Zodíaco" teve seu primeiro longa metragem lançado em 1987, ele foi subtitulado de "O Santo Guerreiro" no Brasil. Nele, a Deusa Éris encarnada em uma jovem, sequestra Saori Kido, encarnação de Atena, para roubar sua vitalidade através de uma maçã dourada.
  • Podemos também encontrar Éris no popular conto A Bela Adormecida, em que uma fada “ruim” não é convidada para a celebração, e depois aparece, trazendo desgraça sobre todo o reino.