Néftis - Deusa da noite e da morte

Leave a Comment

Néftis - Deusa da noite e da morte | Wicca Magia Bruxaria Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da morte, da lamentação, das utilidades, da noite e dos rios 
  • Símbolo: Casa, cesto, pipa e invólucros das múmias 
  • Local: Egito 


Néftis ou Nebthet é uma Deusa do antigo Egito. Seus pais são Nut e Geb, Deuses do céu e da terra, respectivamente. Ela é irmã de Osíris e Ísis e, tipicamente, as duas irmãs eram colocadas lado a lado em rituais funerários como protetoras da múmia. Também era mulher irmã de Set.

Essa Deusa é conhecida como a “Deusa das utilidades” ou “Deusa da excelência”, pois alguns textos antigos a descrevem como aquela que representava assistência divina e proteção. Sua representação é praticamente idêntica a de Ísis, contudo em sua cabeça está um cesto sobre uma coluna, representando o estabelecimento de uma casa.

Em alguns mitos ela é mãe de Anúbis, uma entidade também relacionada à morte.

A Deusa Néftis normalmente era também associada como a enfermeira mestre do Faraó no poder, curando-o e protegendo-o de inimigos, que eram incinerados com o fogo que saía de sua boca.

Devido a suas atribuições e parentesco, Néftis era claramente vista como uma força de transição mórbida porém crucial para o pós vida. O Faraó, por exemplo, tornava-se forte para enfrentar a jornada depois da morte por causa da interseção dela e de Ísis. Essa mesma força pode se aplicar a todos os mortos. De acordo com textos nas pirâmides, as Deusas faziam demônios tremerem de medo perante seus poderes e seus feitiços eram necessários para guiar os espíritos através de Duat, a terra dos mortos.

Dois lados da mesma moeda

Néftis era sempre colocada junta de Ísis em rituais, pois elas se completavam e não necessariamente eram o oposto uma da outra. Podemos enxergá-la como a vida eterna em transição, um diferente reflexo de uma mesma realidade.

Essa Deusa também acompanhava o Deus Sol Ra em sua jornada pelo céu, porém durante a noite e, principalmente, enquanto ele passava com sua carruagem pelo Duat durante o crepúsculo.

Nas tumbas, Néftis era colocada na parte da cabeça e Ísis nos pés. Apesar de Néftis ser muito importante e representada por todo o Egito, não há nenhum culto específico para ela.


Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify




Invocando Néftis

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Como Néftis é uma Deusa relacionada à morte, à passagem, à noite e à continuidade, você pode trazer a magia dela em momentos em que precisa encerrar assuntos pendentes e seguir novos caminhos.

Não se esqueça de colocar o ankh representando Ísis e um cesto representando Néftis. Você também pode montar um altar que simbolize um sarcófago, colocando o símbolo de Néftis no topo e o de Ísis na parte inferior.

Medite. Tranquilize-se.

Agradeça às Deusas.