Uzume - Deusa da dança e da alegria

2 comments

Uzume - Deusa da dança e da alegria | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da dança, da alegria, da lealdade, da força e do amanhecer. 
  • Símbolo: Leque, seios, Otafuku.
  • Local: Japão. 
Quando a Deusa Amaterasu decidiu se trancar em uma caverna, muitas tentativas de trazê-la de volta foram feitas, porém nenhuma obteve sucesso. Cansados e sem esperança, os deuses se reuniram na entrada da caverna e colocaram um grande espelho de cobre para que Amaterasu pudesse ver como ela era bonita e radiante. Mas como fazer para que ela saísse de lá?

O Deus Omoikane teve uma ideia brilhante e a Deusa Uzume (Ama-no-Uzume) foi a responsável por esta tarefa. Uzume virou um balde no chão, subiu e começou a dançar e festejar na frente da caverna, criando sua própria música e contagiando todos com sua alegria. Em determinado momento Uzume prendeu suas mangas, pegou seus leques e expôs seus seios e suas genitálias enquanto dançava.

Os deuses que assistiam dança também estavam tomados pela alegria e começaram a gargalhar. Todo o barulho chamou muito a atenção de Amaterasu, que finalmente saiu da caverna para saber o que estava acontecendo.

Após este episódio a dança de Uzume se tornou tradicional em cerimônias no Japão onde os feitos da Deusa são contados. Com o nome de Kagura, a dança era feita por mulheres descendentes da Deusa e com o tempo ganhou diversas variações.



Setsubun - Festival da chegada da primavera

No dia 4 de Fevereiro é celebrado o festival Setsubun, que marca a despedida do inverno e a chegada da primavera. Durante o festival o chefe da família veste uma máscara de Otafuku e atira grãos de soja para fora da casa ou em outro membro da família vestindo uma máscara de Oni (demônio). Durante o ritual o chefe diz "Oni wa soto, fuku wa uchi" que significa "Saiam os demônios, entre a sorte!".

A máscara Otafuku é um símbolo muito comum no Japão que traz alegria e boa sorte. Diz-se que a máscara representa o rosto da Deusa Uzume que estava sempre alegre e cativava a todos.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Uzume

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Sabe aqueles dias em que você se sente meio triste? Ou aqueles dias em que parece que está tudo escuro, sem previsão de luz para iluminar o caminho ou as ideias? DANCE!

Uma boa maneira de se conectar com Uzume e invocá-la é fazendo o que ela mais gostava de fazer: dançar! Liberte-se da tristeza, solte os problemas, dance e cante livremente! Você pode também vestir uma máscara de Otafuku enquanto dança ou encenar o momento em que Uzume atrai a atenção de Amaterasu e a liberta da escuridão da caverna.

Divirta-se!