Zorya - Deusas guardiãs contra o juízo final

Leave a Comment

Zorya - Deusas guardiãs contra o juízo final | Wicca, bruxaria, paganismo, magia
Read it in English!
  • Atribuições: Proteção, morte, renascimento, sabedoria, misticismo, magia. 
  • Símbolo: Estrelas, carruagens, cavalos. 
  • Local: Rússia 
A mitologia eslava conta que três Deusas (às vezes apenas duas) protegem o universo contra o juízo final. Elas são as Zorya (ou Zarya, Zvezda ou Zwezda), conhecidas também como Auroras.

As três Deusas servem o Deus Sol Dažbog, seu pai.

A Zorya da estrela matinal chama-se Utrennyaya ("manhã" em russo), é ela quem abre todas as manhãs o portão do céu para que a carruagem do sol ilumine o mundo. Representada como uma guerreira armada e corajosa, é patrona dos cavalos e associada com o planeta Vênus. Ela é invocada para proteção contra a morte em batalha.

A Zorya da estrela vespertina chama-se Vechernyaya ("noite" em russo), e é a responsável por fechar o portão do céu quando o sol se recolhe. Associada com o planeta Mercúrio, também é representada como uma Deusa guerreira, porém serena.

A Zorya da estrela da meia noite chama-se Polunochnaya ("meia noite" em russo), mas algumas lendas a omitem, afirmando a existência das outras duas Auroras somente. A aparência dessa Deusa é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade de morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.

Devido à sua natureza, as Zorya com frequência são associadas à Deusa Tríplice, com as Auroras da Manhã, Tarde e Noite representando a Donzela, a Mãe e a Anciã, respectivamente.

O juízo final

Para o povo eslavo, as Zorya tem um dever acima dos outros: As três Deusas seguram o cão do apocalipse, Simargl, que fica acorrentado à estrela Polaris, da Ursa menor.

Se a corrente se quebrar ou soltar, o cão devorará a constelação e o mundo como o conhecemos.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



As Zorya na cultura pop

Em Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman adaptado em série em 2017, as Zorya aparecem como três irmãs.

Os protagonistas, Shadow Moon e Sr. Quarta-Feira, são recebidos em seu apartamento localizado em Chicago. O local é humilde e já viu dias melhores, como o próprio Quarta-Feira diz à Zorya Vechernyaya, que, segundo ele, estava acostumada a ser idolatrada em outros tempos.

As três tomam turnos para vigiar o céu constantemente, impedindo que o cão do dia do julgamento, Simargl, fuja. Ele está preso à estrela Polaris da constelação da Ursa Menor, e caso seja liberto, devorará o mundo.

Elas moram com o Deus Czernobog, divindade eslava da escuridão.

Essas entidades fazem parte dos velhos Deuses, trazidos à América pelos imigrantes que os adoravam.

As Zorya - Deuses Americanos

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa - As Zorya - Santuário Lunar
As Zorya são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIX, As Zorya, representa o Sol.

Na mitologia russa, as três Zoryas são as Deusas servas do Deus Sol. Assim como traz calor e luz ao mundo, o Sol representa o brilho do intelecto, da criatividade e da fertilidade.