Zorya - Deusas guardiãs contra o juízo final

Leave a Comment

Zorya - Deusas guardiãs contra o juízo final | Wicca, bruxaria, paganismo, magia
Read it in English!
  • Atribuições: Proteção, morte, renascimento, sabedoria, misticismo, magia. 
  • Símbolo: Estrelas, carruagens, cavalos. 
  • Local: Rússia 
A mitologia eslava conta que três Deusas (às vezes apenas duas) protegem o universo contra o juízo final. Elas são as Zorya (ou Zarya, Zvezda ou Zwezda), conhecidas também como Auroras.

As três Deusas servem o Deus Sol Dažbog, seu pai.

A Zorya da estrela matinal chama-se Utrennyaya ("manhã" em russo), é ela quem abre todas as manhãs o portão do céu para que a carruagem do sol ilumine o mundo. Representada como uma guerreira armada e corajosa, é patrona dos cavalos e associada com o planeta Vênus. Ela é invocada para proteção contra a morte em batalha.

A Zorya da estrela vespertina chama-se Vechernyaya ("noite" em russo), e é a responsável por fechar o portão do céu quando o sol se recolhe. Associada com o planeta Mercúrio, também é representada como uma Deusa guerreira, porém serena.

A Zorya da estrela da meia noite chama-se Polunochnaya ("meia noite" em russo), mas algumas lendas a omitem, afirmando a existência das outras duas Auroras somente. A aparência dessa Deusa é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade de morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.

Devido à sua natureza, as Zorya com frequência são associadas à Deusa Tríplice, com as Auroras da Manhã, Tarde e Noite representando a Donzela, a Mãe e a Anciã, respectivamente.

O juízo final

Para o povo eslavo, as Zorya tem um dever acima dos outros: As três Deusas seguram o cão do apocalipse, Simargl, que fica acorrentado à estrela Polaris, da Ursa menor.

Se a corrente se quebrar ou soltar, o cão devorará a constelação e o mundo como o conhecemos.




As Zorya na cultura pop

Em Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman adaptado em série em 2017, as Zorya aparecem como três irmãs.

Os protagonistas, Shadow Moon e Sr. Quarta-Feira, são recebidos em seu apartamento localizado em Chicago. O local é humilde e já viu dias melhores, como o próprio Quarta-Feira diz à Zorya Vechernyaya, que, segundo ele, estava acostumada a ser idolatrada em outros tempos.

As três tomam turnos para vigiar o céu constantemente, impedindo que o cão do dia do julgamento, Simargl, fuja. Ele está preso à estrela Polaris da constelação da Ursa Menor, e caso seja liberto, devorará o mundo.

Elas moram com o Deus Czernobog, divindade eslava da escuridão.

Essas entidades fazem parte dos velhos Deuses, trazidos à América pelos imigrantes que os adoravam.

As Zorya - Deuses Americanos

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa - As Zorya - Santuário Lunar
As Zorya são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIX, As Zorya, representa o Sol.

Na mitologia russa, as três Zoryas são as Deusas servas do Deus Sol. Assim como traz calor e luz ao mundo, o Sol representa o brilho do intelecto, da criatividade e da fertilidade.