Nyi Roro Kidul - Deusa do oceano e do renascimento

Leave a Comment

Nyi Roro Kidul - Deusa do oceano e do renascimento | Wicca, Magia, Deusa, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!

Atribuições: Deusa do oceano, do renascimento e da fertilidade, consorte espiritual do sultão
Símbolos: Temas marítimos e a cor verde
Local: Indonésia

Deusa Nyi Roro Kidul
Nyi Roro Kidul, também chamada de Nyai Loro Kidul ou Eyang (avó), é uma divindade conhecida como Rainha do oceano sulista de Java (oceano Índico ao sul da ilha de Java) nas mitologias javanesa e sundanesa. De acordo com a mitologia javanesa, ela também é o consorte espiritual dos sultões de Mataram e Yogyakarta, começando com Senopati (1584-1601) e continuando até os dias atuais.

Essa Deusa é representada comumente como uma sereia, possuindo como parte de baixo do corpo uma cauda de peixe ou de serpente, sendo chamada de Nyai Blorong nessa forma. De acordo com crenças populares, ela consegue obter a alma de qualquer pessoa que deseje, dando preferência a jovens rapazes pescadores ou turistas que se banham nas praias.

Ela tem muitos mitos que a cercam, responsabilizando-a pelo controle das violentas ondas do oceano Índico vindas do fundo do coração do mar, onde mora.

A Deusa está intimamente ligada à beleza das princesas sundanesas e javanesas, sendo uma peça importante do folclore e das crenças populares dessas culturas. Algumas vezes podem chamá-la de naga, uma serpente mística. Essa ideia pode ter derivado de alguns mitos sobre uma princesa Pajajaran que sofreu com lepra, fazendo sua pele escamar como uma cobra.

Inclusive, um de seus mitos descrevem-na como sendo essa mesma princesa. Ele diz que o rei da época em que ocorreu planejava se retirar do trono, mas como tinha somente ela como herdeira, e uma mulher não podia governar o país, casou-se novamente.

A nova esposa do rei engravidou, mas devido a ciúme, o forçou a escolher entre ela e sua filha. Havia um ultimato: Se ele escolhesse sua filha, a esposa deixaria o palácio, e se ele escolhesse a esposa, sua filha seria banida e a criança a nascer seria o próximo rei.

Para garantir-se, a rainha resolveu a situação ordenando que uma feiticeira maldosa amaldiçoasse a princesa, fazendo com que sofresse com lepra.

A menina foi banida do palácio e, desolada, cometeu suicídio, jogando-se de um penhasco em meio às ondas. O mar restaurou sua beleza e fez dela Rainha do oceano sulista.

Deusa lunar


Nyi Roro Kidul é imortal e isso se mostra através da sua aparência que sempre se renova: uma virgem que casa com sucessivos governantes javaneses. O rejuvenescimento contínuo também é evidente nas palavras do sultão atual de Yogyakarta, que diz que durante a Lua Minguante, a Deusa possui um aspecto de Donzela e vai envelhecendo de acordo com as fases lunares, renascendo na Lua Nova.

Esse ciclo de morte e renascimento também lhe concede a atribuição de Deusa da fertilidade, concedendo sempre um governo com bons frutos a seus devotos.

Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify



Invocando Nyi Roro Kidul

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Ao invocar Nyi Roro Kidul, a Deusa nos ajuda com nossos problemas, levando-os e devolvendo-os na forma de boas vibrações e prosperidade, assim como o movimento das ondas.

Para invocá-la, use temas marítimos e aprecie o mar se puder, pensando sempre no que gostaria que as ondas levassem para longe de si... Evite apenas usar a cor verde, uma vez que essa Deusa a toma para si como sagrada.

Caso não viva perto do mar, experimente usar áudios e vídeos com temas marítimos enquanto medita. Pode ser uma experiência magnífica!

Tarot da Deusa

Tarot da Deusa - Nyai Loro Kidul
Nyi Roro Kidul é uma Deusa presente no Tarot da Deusa. A carta número XV, Nyai Loro Kidul, representa a Tentação.

Nas ondas verdes do oceano Pacífico reside a Deusa Sereia Nyai Loro Kidul. Os seus poderes refletem as tentações da ilusão, da beleza, as quais podem ser escravizantes, e das obsessões controladoras.