Artio - A Deusa Urso da Abundância

Leave a Comment

Artio - A Deusa Urso da Abundância | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa da abundância, transformação e vida selvagem
  • Símbolos: Urso e frutas
  • Local: Europa
Estátua de Bronze dedicada à Deusa Artio | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo
Artio é uma Deusa Celta da abundância (ou fertilidade), transformação e vida selvagem. Seu nome origina-se da palavra celta para urso (arth) e ela é representada na maioria das vezes como tal, podendo também estar rodeada de frutas.

Os registros mais antigos dessa Deusa são de 450 EC., mas sua origem pode ser ainda mais antiga: em toda a Europa foram encontrados crânios e ossos de ursos arrumados em nichos dentro de cavernas.

Os ancestrais dos Celtas que chegaram à Europa foram os Helvetii, que cultuavam uma Deusa que era referida como “A Ursa”. Essa tribo, eventualmente, foi tomada pelo império romano, mas podemos ver que o culto à Deusa sobreviveu, inclusive sendo absorvida por outra entidade dentro daquele panteão: A Deusa Diana (ou Ártemis, na Grécia). As duas possuem atributos similares e talvez isso possa ter sido um feito dos seguidores de Artio em Roma.

A Deusa Urso

O urso fêmea normalmente passa a hibernação grávida, para dar à luz na primavera. Se associarmos com o Xamanismo, onde tal figura é constantemente encontrada, o período de hibernação gestante no inverno simboliza a jornada em meio às trevas e o nascimento do filhote no início da primavera simboliza o retorno à luz com o conhecimento obtido durante a estação. Isso também simboliza um ciclo de transformação.

Deusa Artio dormingo com um Urso por Alexandra Nereïev | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Deusa Artio dormingo com um Urso por Alexandra Nereïev

O período da primavera é escolhido instintivamente pela mãe urso pois é a época em que o alimento está mais abundante, e seus filhotes terão mais 3 estações com fartura para fortificar-se. Daí se dá, também, a benção da Deusa Artio, que renova o terra com vida ao final do inverno.




Invocando Artio

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Quando Artio acorda de seu sono invernal, ela destrói o frio com calor e luz, trazendo abundância ao mundo novamente.

Durante a Lua Crescente, pode-se invocar essa Deusa para que seus desejos frutifiquem e tragam felicidade.

Para invoca-la, faça uma salada com frutas frescas e a compartilhe com familiares e amigos para espalhar a abundância de Artio. Se a tiver em mente, a Deusa retribuirá.

Artio na cultura pop

Embora a ligação não seja clara e aberta a várias interpretações, podemos ver a presença de Artio na animação “Valente”, da Disney (2012).

A história assemelha-se mais à da deusa Calisto, mas se passa na Europa em uma época em que os Celtas ainda possuíam grande presença.

Deusa Artio retratada no filme Valente, da Disney | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Deusa Artio retratada no filme Valente, da Disney

O culto à Deusa provavelmente provém de tempos anteriores à época em que o filme acontece, porém, a figura do urso é constantemente reapresentada, sugerindo então que o povo do filme a adorava.



Santuário Lunar apps | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo


Faça o download e instale gratuitamente nosso app no seu aparelho Android e descubra com qual Deusa você precisa meditar diariamente!