Nyx - Deusa Primordial da Noite

Leave a Comment

Nyx - Deusa Primordial da Noite | Bruxaria, Magia, Wicca, Paganismo
Read it in English!
  • Atributos: Deusa da noite, da fertilidade e da morte 
  • Símbolos: Ovo, lua crescente, estrela
  • Local: Grécia 

A noite (Nyx) - William-Adolphe Bouguereau, 1883Essa Deusa é uma figura sombria. Presente desde o primórdio da criação, Nyx teve diversos filhos, entre eles Hipnos (o sono), Tânato (a morte), e Éris (Deusa do caos).

Ela vem de uma época em que as divindades personificavam aspectos da natureza, portanto, ela É a noite. Assim como sua irmã, Gaia, é a terra. Também é irmã de Érebo, Tártaro e Eros.

Nyx é normalmente representada como uma figura feminina alada ou em uma carruagem. Também pode possuir uma auréola ou véu feita de névoa. Além desses detalhes, também é dito que ela possui poder e beleza tão grandes que impõe medo em Zeus.

Em Roma ela é chamada de Nox, mas em determinada época evitava-se pronunciar seu nome (talvez por temor ou por respeito), então as pessoas davam-lhe nomes gregos como Eufrone e Eulália.

Nyx ainda hoje é cultuada por bruxas e magos que acreditam que ela traz fertilidade e rejuvenescimento à terra, mas raramente é o foco de algum culto, permanecendo em segundo plano dentro de outros cultos. Por exemplo, há uma estátua chamada "Nyx" no templo de Ártemis na cidade de Éfaso.

Isso também faz alusão ao fato de que ela vigia tudo enquanto veste seu manto da invisibilidade, assistindo ao que acontece sem ser notada.

Deusa da morte

Essa Deusa ora aparece de forma benevolente, como as belezas da noite e ora como seus terrores; não simbolizando uma entidade maligna, mas sim as possibilidades da escuridão.

Ela mora em uma caverna localizada na profundeza do Tártaro, de onde realiza oráculos e envia sonhos e profecias à superfície. Fora da caverna, a ninfa Adrasteia bate com címbalos e tímpanos no ritmo da canção entoada por Nyx, para assim mover o universo.

Seus filhos, em sua maioria, são divindades que habitam o mundo subterrâneo e possuem forças indomáveis a qualquer outro Deus. São eles:

Com Érebo ela teve: Éter (luz celestial) e Hemera (o dia).

E sozinha: Moros (Destino), Queres (espíritos da fatalidade), Tânato (Morte), Hipnos (sono), Oniros (personificação dos sonhos), Momos (Escárnio), Oizus (Miséria), Hespérides (espíritos da natureza), Moiras (Deusas do destino), Nêmesis (Deusa da vingança, da justiça e do equilíbrio), Ápate (Fraude), Filotes (Amizade), Geras (Velhice) e Éris (Discórdia).

Nyx por Laura Pelick Siadak
Deusa Nyx por Laura Pelick Siadak


Nyx na cultura pop

Na série de livros "Harry Potter", escrita por J. K. Rowling, as personagens frequentemente usam o feitiço "Nox" para apagar a luminosidade de suas varinhas.

Isso faz uma referência à Deusa em questão, pois além de ser um de seus nomes, também remete à escuridão.




Invocando Nyx

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada Deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
Nyx é uma boa Deusa para ser chamada quando você precisa entrar em contato com o seu âmago e renovar-se.

Preferencialmente, esse ritual deve ser feito na Lua Crescente, para fazer florescer os resultados.

Entretanto, é imprescindível saber que Nyx se estressa facilmente e pode tanto realizar sonhos quanto trazer a morte a quem a procura. Conheça esta Deusa e tome cuidado.

Itens necessários:

  • Incensos (recomendo lavanda, mel ou sândalo) 

Vá a algum local seguro que você possa ficar na penumbra. Se puder ver as estrelas, melhor ainda.
Acenda os incensos e faça uma reverência à Deusa, pois ela certamente estará observando você. Agora medite sobre si mesma(o), pense em seus feitos e deixe de lado sentimentos como culpa, vergonha e raiva.

Deixe os incensos queimando até o fim. Nyx trará em seus sonhos a energia que você precisa para sua renovação. Portanto preste atenção neles e tente anotá-los.

Santuário Lunar apps | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo


Faça o download e instale gratuitamente nosso app no seu aparelho Android e descubra com qual Deusa você precisa meditar diariamente!