Gayatri - A Deusa personificação do mantra

Leave a Comment

Gayatri - A Deusa personificação do mantra | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atributos: Personificação do Mantra Gāyatrī, Deusa da riqueza e da educação, mãe dos Vedas 
  • Símbolo: O mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व) 
  • Local: Índia 

Gayatri - Ilustração da Deusa
Na mitologia indiana, todas as divindades são manifestações de Brahman, o espírito divino e absoluto, em diferentes ocasiões, e a Deusa Gayatri não é diferente.

Ela é tipicamente retratada sentada em uma lótus vermelha, que significa riqueza e pode aparecer sob duas formas:

  • Com cinco faces diferentes (Mukta, Vidruma, Hema, Neela, Dhavala) representando os pancha pranas / pancha vayus (sentidos/ventos) e dez braços. Seus dez olhos encaram oito direções diferentes além do céu e da terra e seus braços seguram todas as armas de Brahma, Vishnu e Shiva
  • Acompanhada por um cisne branco, segurando escrituras (que denotam conhecimento) em uma mão e um vaso em outra, simbolizando cura. Nessa forma ela é a Deusa da educação.

Seu mito de origem conta que um dia Brahma foi realizar suas orações aos Deuses, mas percebeu que para isso precisaria estar casado; a presença de seu par era imprescindível para a conclusão dos rituais. Brahma pediu para que lhe buscassem qualquer garota, e uma linda mulher foi encontrada próxima ao Monte Kairash, na região do lago Manasarovar.

Quando foi levada à Brahma, ele percebeu que ela era a própria personificação do mantra Gayatri. Eles se casaram naquele momento e permanecem juntos desde então.

Devido a essa união, a Deusa Gayatri é muitas vezes vista como outra representação de Sarasvati, ou ainda, considerada a culminação de três Deusas: Lakshmi, Parvati e Sarasvati.

Gayatri é, portanto, uma Deusa Tríplice em sua essência.


As escrituras da verdade

O hinduísmo possui um extenso sistema de escrituras sagradas chamado de Vedas. São quatro obras escritas em sânscrito védico (que posteriormente deram origem ao sânscrito clássico) datadas de muito tempo atrás.

O texto mais antigo é o Rigveda, registrado entre 2000 BCE e 1500 BCE., e é onde o mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व) apareceu escrito pela primeira vez, mas estudiosos confirmam que ele pode ter sido passado muitos anos antes oralmente.

Sendo o segundo mantra mais reverenciado no hinduísmo, ficando atrás somente do Om (ॐ), o Gāyatrī invoca Savita, divindade indiana do sol, e por isso ele também recebe o nome de Sāvitrī.

Segundo as crenças dos hindus, os conhecimentos registrados nos Vedas representam toda “a verdade”. Sendo “mãe dos Vedas”, também podemos interpretar Gayatri como “mãe da verdade”.




Invocando Gayatri

Lembrete:
Dentro da Wicca não existem regras e nem receitas prontas para invocar nenhuma Deusa. O ritual de invocação parte de dentro de cada um. Porém, ao vermos os mitos e símbolos de cada deusa, podemos sugerir formas de invocá-las. Lembre-se também de checar nosso Calendário para datas festivas, eventos e curiosidades.
O mantra Gāyatrī inspira conhecimento e sabedoria, sua tradução é algo nas linhas de “Que o Deus Todo-Poderoso ilumine nosso intelecto para nos guiar pelo caminho justo”.

Você pode recitar o mantra, juntamente com algum incenso, para inspirar essas qualidades e assim atingir seus objetivos.

Gayatri na cultura pop


O tema de abertura da série de ficção científica Battlestar Galactica (emissora ABC) contém o mantra Gayatri:

   


 Durante a sua turnê (Living Proof: The Farewell Tour), a cantora norte-americana Cher incluiu no seu repertório o mantra: 



Santuário Lunar apps | Magia, Bruxaria, Wicca, Paganismo


Faça o download e instale gratuitamente nosso app no seu aparelho Android e descubra com qual Deusa você precisa meditar diariamente!