Parvati - Deusa do amor e casamento

Leave a Comment

Parvati - Deusa do amor e casamento | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
Read it in English!
  • Atribuições: Deusa do amor, do casamento, da devoção, da fertilidade, da força divina e do poder, protetora das mulheres 
  • Símbolos: Elefantes, Tigres, Tridente, flor de lótus e a dança 
  • Local: Índia 
Parvati, Shiva e Ganesha | Wicca, Magia, Bruxaria, Paganismo
A Deusa Parvati é uma das muitas manifestações de Durga, grande poder feminino da mitologia hindu, representando um lado gentil e maternal da mesma. Juntamente com Sarasvati e Lakshmi, ela faz parte da trindade de Deusas Hindus conhecida como Tridevi.

Ela é a segunda esposa de Shiva, o transformador, (a primeira, Sati é considerada uma encarnação anterior da Deusa) e mãe de Ganesha (Deus da sabedoria) e Kartikeya (Deus da guerra).

Existem muitas representações diferentes de Parvati, mas todas costumam usar um vestido vermelho. Quando vista com Shiva, ela possui apenas dois braços e segura uma lótus em sua mão direita, mas quando vista sozinha, geralmente, é representada com quatro braços e pode segurar diversos itens em suas mãos além das flores: uma concha, espelho, coroa, rosário, sino, prato de arroz, ferramenta de agricultura ou cana de açúcar. Uma de suas mãos pode estar na posição do Abhaya mudra (não tema) e a outra pode estar segurando um de seus filhos (mais comumente, Ganesha). Ela também pode ser representada com pele dourada ou amarelada, e bronze é o metal mais usado em suas esculturas.

Deusa da união

Parvati é normalmente encontrada ao lado de Shiva na maioria dos templos hindus localizados no sul e sudeste da Ásia. Alguns deles celebram grandes eventos na vida da Deusa, como, por exemplo, os de Khajuraho, um dos quatro locais principais associados a Parvati, junto com Kedarnath, Kashi e Gaya. De acordo com a mitologia hindu, Khajuraho é o lugar onde Parvati e Shiva se casaram.

Uma grande parte das pessoas buscam ajuda de Parvati para resolverem problemas conjugais. O mantra Swayamvara Parvathi, segundo seus devotos, tem o poder de trazer o casamento, resolver problemas entre o casal ou, ainda, prevenir uma má união. Esse é um mantra que deve ser pronunciado 1008 vezes por dia, durante 108 dias seguidos para que a energia necessária para o seu funcionamento seja gerada.


Siga e ouça gratuitamente Trismegistia no Spotify


Invocando Parvati

Apesar de ser comumente invocada para assuntos conjugais, Parvati possui vários outros atributos que a fazem uma Deusa para ser chamada em momentos de fraqueza ou impotência diante de alguma situação.

Você pode estar em sintonia com a Deusa somente honrando diariamente e presenteando de coração aberto alguma mulher por quem tenha admiração. Parvati está fortemente presente nessa relação.

Caso queira, também pode realizar rituais ou entoar mantras para que a aproximação com a Deusa seja maior, mas é importante que os rituais sejam feitos durante a Lua Crescente, fase que mais se identifica com a Deusa e seu consorte, Shiva.

Itens necessários: 

  • Símbolo de Parvati (de sua escolha)
  • Incenso (opcional) 
  • Sua música preferida ou algum mantra 


Não importando o período do dia, tome um banho para relaxar e acenda o incenso.

Mentalize seus pedidos e, com o símbolo em mãos, comece a dançar como seu corpo mandar.

Extravase e deixe os pensamentos ruins de lado, focando somente na Deusa e em sua benevolência. Dance até cansar ou sentir que foi o suficiente, e se possível, repita durante os dias do quarto crescente.